sábado, 19 de junho de 2010

INCLUSÃO


Segundo Sassaki (1999, p.3), “conceitua-se inclusão social como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas especiais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.” A inclusão social, portanto, é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do próprio portador de necessidades especiais. Enquanto processos sociais, a integração e a inclusão são ambas muito importantes.



A concepção de educadores como (professores, pedagogos, diretores entre outros) afetam diretamente a interação da criança com o meio. A escassez de estímulos sensoriais, motores e sociais pode produzir atrasos na aquisição de novo comportamento e no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral. Os educadores nesse contexto exercem papel fundamental podendo contribuir para facilitar o desenvolvimento destas crianças promovendo um aumento qualitativo e quantitativo na interação com o meio social.



De acordo com, Vygotsky (1994) se a criança é excluída do contexto social coletivo, isso atrasará ou implicarão no desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores, pois o aprendizado ocorre à medida que a criança vai exercitando seu intelecto, ou seja, quando as estruturas físicas responsáveis por essa função são estimuladas pelos fatores socioculturais.



Este processo de adaptação ou aprendizagem ocorrerá segundo o estágio de desenvolvimento no qual a criança se encontra, segundo Vygotsky temos que investigar o processo de desenvolvimento da criança e sua capacidade de aprendizado. Então consideramos o desenvolvimento, como o processo através pelo qual o individuo constrói ativamente, nas relações que estabelece com o meio que vive.



Assim, acreditamos que é indiscutível a inserção de todos ao ensino da escola regular para que de fato ocorra uma ação coletiva de todos agentes que compõem o processo educativo. Porém observamos que é necessário um esforço afetivo e coletivo, visando aprimorar a formação dos professores para trabalhar com as diversas salas e seus diferentes alunos; onde eles possuem enumeras dificuldades tanto no aprendizado como nas locomoções físicas. Então entendemos que a melhoria de qualidade do ensino e adoção de princípios educacionais democráticos é fundamental para entrada incondicional e a permanência de educando nas escolas regulares.

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